Comunicação tecnológica e desmaterialização da economia

A crise de 2008 está completando uma década e, longe de estar resolvida, seu fantasma ainda paira sobre a economia global. Para tentar entender o que aconteceu e preparar governos, empresas e cidadãos para cenários futuros, diversas explicações para bolhas e crises financeiras surgiram desde então – a maior parte retomando economicismos clássicos e restringindo o fenômeno exclusivamente a questões e decisões político-econômicas.

Este livro lança um olhar diferente sobre essas crises. Ele explora a hipótese de que o crucial nesses acontecimentos não está tanto na capacidade decisória dos agentes do mercado, mas em um processo mais profundo, que ainda estamos longe de ver e entender da forma necessária: o enraizamento da comunicação em tempo real.

Este livro propõe que a desmaterialização da existência, operada pela invenção da comunicação a distância em tempo real, é o principal vetor de articulação das crises, incluindo as financeiras. Na cibercultura, isto é, na época em que as tecnologias digitais distribuíram o tempo real em todos os processos do cotidiano, essa desmaterialização atinge uma escala antes inimaginável, precipitando crises nas mais diversas áreas, inclusive na economia.

Ao fazer uma releitura das mudanças no capitalismo do século XX a partir desse prisma, o autor demonstra que as chamadas bolhas e crises financeiras, longe de serem disfunções do sistema, fazem parte do seu próprio modus operandi. A crise que realmente existe está em outro lugar: é a crise da desmaterialização da economia e, de uma forma geral, da existência.

Convite

Na próxima quinta-feira, dia 25, às 19h30, vou lançar o meu livro “Comunicação tecnológica e desmaterialização da economia” (editora Appris), na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Higienópolis em São Paulo. Participarão do debate os professores Martin Kuhn (reitor do Unasp, que também vai lançar um livro, “Império do Imediato”) e Eugênio Trivinho (PUC-SP), além do economista Waldir Kiel Junior. Que tal aparecer lá para batermos um papo sobre o tema? Até lá!

EDIT: Para quem tiver interesse de adquirir o livro pela internet, segue o link: https://www.editoraappris.com.br/produto/597-comunicao-tecnolgica-e-desmaterializao-da-economia?fbclid=IwAR141UHWCHCC1UinX7HM0nDyMcYHuRIQjetcByqvMcftFxZQf2Wp1pWclpk

 

Tales Tomaz

É Doutor em Ciências pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) com estágio de pesquisa na Bergische Universitat Wuppertal (Alemanha), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Deutscher Akademischer Austauschdienst (Daad).

 

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *