“Os meus Descobrimentos. Volta ao mundo em Couchsurfing”,

Durante mais de um ano, a vida do engenheiro viajante coube em uma mochila. Já as histórias que viveu foram imortalizadas em um livro que está à venda na Livraria Cultura. Escritor chega ao Brasil para lançamento do livro em junho

João Aguiar, aos 25 anos, trabalhava como engenheiro de design de micro-chips, quando decidiu dar a volta ao mundo. Tinha uma vida confortável, namorada, amigos e sonhos do tamanho do mundo. Por isso decidiu partir numa viagem que durou 19 meses. Visitou 25 países, dos 5 continentes e compilou as aventuras no livro “Os Meus Descobrimentos. Volta ao mundo em Couchsurfing”.

Andou de barco, carro, carona e helicóptero. Fez caminhadas, voluntariado e dormiu quase sempre em sofás. Visitou cenários urbanos, a selva e o deserto. Cruzou fronteiras terrestres, safari e subiu montanhas cobertas de neve. Quebrou o tornozelo, foi resgatado e confundido com um terrorista.

Ao todo são 470 páginas bem mais intensas do que pode ser relatado em um breve texto. “Escrever este livro foi acima de tudo uma necessidade interior. Uma visão tão ampla quanto intimista da viagem, das sociedades que conheci e experiências sociais que tive a oportunidade de viver. Um aprendizado humano, também de tolerância e solidariedade”, conta o engenheiro e aventureiro, João.

No Brasil, João viveu ao todo 4 meses, um mês viajando pelo país e três se recuperando de um acidente que sofreu na África do Sul. Em São Paulo arrumou um emprego em um hostel e bar, na Vila Madalena, e teve uma experiência desastrosa de carro, em que poderia ter morrido, na perigosa estrada de Mairiporã.

Também viveu o melhor da cidade e constata que a pizza de São Paulo é melhor que a da Itália. “Depois de ter estado nos dois lugares, confirmo isso mesmo”. Aqui quase morreu, mas também renasceu. “O mundo foi um lugar pequeno, familiar e afável, naqueles dias no Brasil, e ali via que todos nos misturávamos, independente de nacionalidade, credo ou cor”, relata o português em seu livro.

O jovem português não tinha, inicialmente, a ambição de escrever uma obra que relatasse a sua experiência. “No decorrer da viagem fui escrevendo registros, anotando episódios que me marcaram mais e tirando muitas fotos, fazendo vídeos e áudios. O que iria fazer com elas mais tarde? Não sabia, mas no mínimo mostrá-las para a família e amigos ou compartilhá-las nas redes sociais”, conta o autor que acredita na força de dividir a sua experiência. João espera que os seus “descobrimentos” se tornem também os do leitor.

Se não fossem estes descobrimentos, talvez João Aguiar não ficasse surpreso pelo reconhecimento de seus compatriotas, por nações tão distantes como Japão, Austrália ou América do Sul. “Ver o mundo lá fora”, sempre esteve nos planos de expandir horizontes desse viajante de alma, com o espírito desbravador português.

“Os Meus Descobrimentos. Volta ao mundo em Couchsurfing”, PRC Livros, de João Aguiar, inclui documentário e podcast e já pode ser encontrado na livraria Cultura pelo preço de R$ 64,90. livrariacultura.com.br/p/livros/viagem/literatura-de-viagem/relatos-de-viagens/os-meus-descobrimentos-46820872

Os meus descobrimentos nas redes:
osmeusdescobrimentos.com – site do livro
facebook.com/osmeusdescobrimentos
twitter.com/johnnydriving
youtube.com/heinzaguiar
instagram.com/jaguiartravels
couchsurfing.com/joaolaguiar
mixcloud.com/joaoalvesaguiar – podcast
osmeusdescobrimentos.blogspot.com
portugueseriderscrew.blogspot.com

Mais informações para a imprensa:
Germinare Comunicação
Roberta Vieira
robertavieira@germinarecomunicacao.com.br
11-3825-7476/99865-3959

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *