Aviso Semanal – 06

semanal

A semana
Enquanto o mercado aguarda o chamado pacote fiscal de Trump e demais medidas na área econômica a China se encarregou de puxar o otimismo nos mercados com a divulgação na semana passada do crescimento de seu saldo na balança comercial, crescimento não só do saldo como das importações e exportações.
A demora de Trump em divulgar seu plano econômico tem provocado incertezas não só no mercado como principalmente na autoridade monetária, o FED. A clara mudança de tom na fala dos dirigentes quanto à trajetória de juros é prova que a incerteza está adiando a pretendida caminha para normalização monetária.
No cenário Brasil o otimismo nos mercado continua não refletindo o comportamento e expectativas do setor real da economia que não apresenta o menor sinal de retomada. A taxa de câmbio vem causando estragos na indústria automobilística, na têxtil e em breve irá gerar perda de competitividade no setor agrícola.

 

Juros
Fruto da brutal queda na atividade econômica e no emprego, os índices de inflação continuam em sua trajetória de ajustes menores possibilitando que o IPCA de 2017 fique abaixo do centro da meta.
Expectativa para a semana: Continuidade da queda, em toda curva futura de juros

 

Câmbio
A cotação da moeda norte americana frente ao real continua deslizando dia a dia. O que pode parecer sinal de confiança adiará qualquer esperança de retomada do crescimento e emprego.
Enquanto o governo Trump não define como fará a desoneração de impostos para quem produz em território americano e por consequência como dólar ira balancear a diferença de preços para as empresas americanas que produzem fora o mercado de divisas continuará sem definição.
Expectativa para a semana: Semana fechando em R$ 3,08/3,13 por dólar

 

Bolsa de Valores
O resultado excepcional da balança comercial da China na semana passada alavancou ainda mais os preços das commodities em especial os do minério de ferro que hoje já trabalham no patamar acima de US$ 90 a tonelada.
As bolsas em todo mundo atingiram níveis recordes e o Ibovespa, mesmo com a economia em frangalhos foi na esteira desse movimento global subindo próxima aos 67.000 pontos.
Como o movimento vem sendo concentrado nos setores bancário e de mineração, toda cautela continua sendo recomendada.
Expectativa para encerramento da semana: 66.000/67.000

 

“Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos.” Albert Einstein

 

*As opiniões aqui contidas são pessoais e não representam recomendação de compra ou venda de ativos financeiros. Desta forma, os autores estão isentos de quaisquer responsabilidades sobre as decisões de investimentos tomadas por seus leitores.
O Aviso em Dois tem como finalidade a troca de ideias, informações e conhecimentos técnicos com os leitores e participantes do mercado financeiro.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *