Aviso Semanal – 41

semanal

A semana
A semana se inicia com uma entrevista reveladora ao The Wall Street Journal, de Rosengren, presidente do Fed Boston, argumentando que o aperto na política monetária mais cedo iria ajudar o mercado de trabalho a ficar mais perto do pleno emprego por um período maior do que o Fed lhe permitisse ultrapassar, “Os riscos mudaram em termos de ultrapassar o que eu acho que é o pleno emprego, com implicações para potenciais desequilíbrios. Esses desequilíbrios podem resultar em uma reação do Fed que acabam por ter de apertar mais rapidamente do que eu gostaria.”.
Independente da decisão de aumentos dos juros por parte do Fed na próxima reunião que acontece nos dias 13 e 14 de dezembro já estar praticamente consolidada, a semana promete ser agitada por indicadores econômicos que podem trazer maior volatilidade aos mercados, em especial aos emergentes, na quarta feira a China divulga suas vendas no varejo, investimentos em ativos fixos, produção industrial e o PIB do 3º trimestre.
De qualquer forma, o cenário de incertezas globais irá prevalecer enquanto os principais bancos centrais do mundo não encontrarem uma saída que combine crescimento sustentável com normalização econômica. Quanto mais se avança no tempo, mais crescentes são os riscos de aprofundamento da crise econômica que perdura desde 2008.
No cenário local, dentro de um cenário sombrio de continuidade do agravamento da crise econômica com persistência do aumento do desemprego e de dados que sugerem que a retomada econômica ainda não se manifestou concretamente, o Banco Central se reúne para decidir na próxima quarta feria a taxa básica de juros, que provavelmente será reduzida, mesmo que tardiamente, seguindo “atrás da curva” como se diz no mercado.

 
Juros
A surpresa da semana não advém do fato de a inflação de setembro vir próxima de zero e o Banco Central reduzir os juros na próxima quarta feira, o que salta os olhos é descobrir onde está a surpresa em que uma economia vinda de forte recessão e que não emite sinais de reversão no curto prazo, pudesse sugerir que o indicador de preços pudesse ser diferente.
A queda nos juros sempre é bem vinda, mesmo que tardiamente.
As apostas estão em sua maioria em 0,50%, mas quando se trata de Banco Central do Brasil, um recuo de 0,25% não irá causar tanta surpresa.
Expectativa para a semana: Estabilidade com possível queda moderada em toda curva

 
Câmbio
Ao contrário que possam sugerir os analistas de plantão e por alguns integrantes da equipe econômica, a queda do dólar frente ao real não está sendo benéfica a economia brasileira. A atividade industrial que voltou a recuar e as consequências futuras para as contas do setor externo serão prejudiciais inexoravelmente no futuro próximo.
Mudou a equipe econômica, no entanto os chamados “cabeças de planilha” continuam sendo os mesmos que trabalham a política cambial de maneira equivocada.
Expectativa para a semana: Fechando a semana em R$ 3,18/3,23 por dólar

 
Bolsa de Valores
Não só o Ibovespa como as demais bolsas do mundo continuam no movimento que vem caracterizando as ultimas semanas, expectativas ruins para o crescimento sugerem continuidade da abundância de recursos propiciada pelos bancos centrais e por consequência busca por ativos de maior risco com a renda variável.
Este movimento vem se prolongando por um tempo razoável, por isso a insistência e alertar para o crescente aumento dos riscos à medida que o preço das ações vai se distanciando das expectativas de retornos das empresas.
A cautela e analise criteriosa devem continuar como objetivo principal.
Expectativa para a semana: 61.000/62.000

 
“Você sempre sabe quando você não fez o suficiente, mas você nunca sabe quando você fez demais.” Charley Pell

 
*As opiniões aqui contidas são pessoais e não representam recomendação de compra ou venda de ativos financeiros. Desta forma, os autores estão isentos de quaisquer responsabilidades sobre as decisões de investimentos tomadas por seus leitores.
O Aviso em Dois tem como finalidade a troca de ideias, informações e conhecimentos técnicos com os leitores e participantes do mercado financeiro.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *