Aviso Semanal – 32

semanal

A semana: As atuações dos principais bancos centrais continuam inundando os mercados de recursos, elevando as cotações das bolsas a níveis recordes como as americanas e derrubando as taxas de juros para níveis nunca vistos na economia global.
Nesta semana as atenções estarão voltadas para possíveis sinalizações futuras nos juros com as divulgações das atas do FED e do BCE, este último com expectativa de incrementar ainda mais seu programa de injeção monetária na zona do Euro.
A crescente busca por retornos maiores que os títulos estão fazendo com que as bolsas de valores batam recordes de pontuação em todo o mundo, estreitando bastante a relação risco retorno dos ativos.
No cenário local a divulgação do IBC-br do segundo trimestre (prévia do PIB divulgada pelo Banco Central) mostrou variação negativa de 0,53%, abaixo das projeções dos agentes de mercado de -0,20%.

 

Juros: A entrevista do presidente do Banco Central no último final de semana mostrou claramente que a taxa básica de juros, mesmo absurda, deve continuar alta por um tempo muito maior do que o mercado previa.
Expectativa para a semana: Estabilidade na curva com breves variações

 

Câmbio: Mercado sabe que discurso e operações de swaps não são capazes de movimentarem a tendência primária da moeda norte americana frente ao real, o movimento macro de desvalorização do dólar perante as demais moedas continuará prevalecendo no médio prazo.
Expectativa para a semana: Continuidade da queda, fechando a semana em R$ 3,13/3,18 por dólar

 

Bolsa de Valores: Mesmo com a relação preço/lucro das empresas aumentando bruscamente o mercado bursátil continua se aproveitando da abundância financeira e do baixo retorno dos títulos governamentais, com exceção do brasileiro, para continuar o movimento de compra de papéis indiscriminadamente sem se importar com alguns fundamentos básicos de analise das empresas.
Até que surja um fato que possa reverter esse fenômeno econômico a tendência é que a valorização das bolsas continue.
Expectativa para a semana: 58.500/59.500

 

“Melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma e não estar preparado.” Whitney Young Jr.

 

*As opiniões aqui contidas são pessoais e não representam recomendação de compra ou venda de ativos financeiros. Desta forma, os autores estão isentos de quaisquer responsabilidades sobre as decisões de investimentos tomadas por seus leitores.
O Aviso em Dois tem como finalidade a troca de ideias, informações e conhecimentos técnicos com os leitores e participantes do mercado financeiro.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *