Aviso Semanal – 28

semanal

A semana: Assim como outros eventos mais políticos que econômicos passaram o Brexit já parece pagina virada, deixando até o top analista e especulador de mercados George Soros falando sozinho na sua recomendação de venda em ações. Tudo, mais uma vez, foi amortizado por mais intenções ou efetivas injeções de recursos no já inundado sistema financeiro global.
As boas europeias e emergentes alcançaram patamares maiores que estavam antes do evento Brexit, em NY S&P e Dow Jones bateram records em suas cotações, a Nasdaq encosta nos 5.000 pontos da crise do ponto com.
Juros negativos vão se tornando normais nas maiores e principais economias enquanto que em outras como o Brasil o recorde de ata permanece. O resumo de tudo isso que não é admitido é que os usuais modelos de política monetárias falharam rotundamente e enquanto os formuladores não se derem conta disso essas contradições tendem a se tornarem mais explícitas.

 
Juros: Necessitou de uma atitude que o “mercado” considera como uma das mais condenáveis, intervenção do presidente provisório em uma entrevista à Globo News, com a seguinte frase “Eu tenho pedido à área econômica que veja a possibilidade de reduzir os juros”, para que as taxas futuras caíssem e provavelmente o BC venha a atender um pedido que de técnico se tornou político.
Expectativa para a semana: Queda de juros em toda a curva e redução na taxa básica em 14% na quarta feira.

 
Câmbio: Se nem mesmo uma tentativa de golpe militar foi capaz de desvalorizar a ira, moeda da Turquia, que dirá o real? Enquanto tivermos com essa disseminação de juros negativos pelo mundo não existe a possibilidade de desvalorização por aqui, mesmo com atuações do Banco Centra nos derivativos de cambio, como o swap reverso.
Expectativa para a semana: Continuidade da queda, fechando a semana em R$ 3,20/3,25 por dólar

 
Bolsa de Valores: Com a injeção cada dia maior de recursos na tentativa de retomar o crescimento econômico nas principais economias e taxas de juros negativas, os recursos naturalmente buscam maiores retornos mesmo com maiores riscos como a renda variável.
Não é por acaso que as commodities passaram a subir e as bolsas de valores estão atingindo records em suas cotações.
O Brasil não é uma ilha financeira, está inserido no fluxo gobal de investimentos e especulações financeiras. Tendência natura e continuarmos seguindo o movimento externo global, podendo naturalmente ter uma realização técnica ao longo da semana.
Expectativa para a semana: 55.500/56.500

 
“A arte da previsão consiste em antecipar o que acontecerá e depois explicar porque não aconteceu.” Winston Churchill

 
*As opiniões aqui contidas são pessoais e não representam recomendação de compra ou venda de ativos financeiros. Desta forma, os autores estão isentos de quaisquer responsabilidades sobre as decisões de investimentos tomadas por seus leitores.
O Aviso em Dois tem como finalidade a troca de ideias, informações e conhecimentos técnicos com os leitores e participantes do mercado financeiro.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *