Aviso Semanal – 20

semanal

A semana: Após a ata do FOMC (Comitê de política monetária do Banco Centra dos EUA) na ultima quarta feira sugerindo que o FED poderia retomar a alta de juros já na próxima reunião de junho, os motivos para realizações nos mercados se potencializaram ainda mais. De acordo com a ferramenta CME FedWatch, os preços dos títulos na última sexta feira mostravam que existem 30% de chance de um aumento da taxa na próxima reunião do FED em junho.
O aumento das incertezas e por consequência da volatilidade dos ativos tem demonstrado que a tática do FED de manter os mercados num jogo de adivinhação, sobre o momento da próxima elevação da taxa de juros, está começando a se tornar contraproducente. Agindo desta maneira as economias não se recuperam tão cedo e o aumento dos juros fica cada vez mais distante.
No cenário doméstico a apresentação da equipe econômica do governo Temer e suas medidas sugeridas para combater o déficit orçamentário não trouxeram nada relevante, por enquanto. A movimentação dos mercados de juros, câmbio e bolsa de valores continua muito vinculada ao cenário externo em especial aos movimentos de preços das commodities.

Juros: O mercado de juros futuros continua na expectativa dos novos rumos a serem ditados pelas mudanças na direção do Banco Central do Brasil e da nova composição do Copom (Comitê de Política Monetária) e disposição deste em reduzir a taxa básica de juros.
Expectativa para a semana: Correção para cima em toda curva com posterior estabilidade.

Câmbio: A ata do FOMC foi o motivo que o mercado de cambio esperava para corrigir um pouco a recente queda da moeda norte americana frente ao rela, longe de se tornar uma nova tendência de alta.
Expectativa para a semana: Correção seguida de recuo ficando no intervalo de R$ 3,45/3,55 por dólar

Bolsa de Valores: O mercado mais afetado pela ata do FOMC, sem dúvida, foi o de commodities com os preços recuando bastante a afetando diretamente os preços da maioria dos principais papéis negociados no Ibovespa.
Como também não se configura uma mudança de tendência essa realização é benéfica para retomada em breve do movimento de alta
Expectativa para a semana: 48.500/49.500

“A melhor maneira de sermos enganados é julgar que somos mais espertos do que os outros.” La Rochefoucauld

*As opiniões aqui contidas são pessoais e não representam recomendação de compra ou venda de ativos financeiros. Desta forma, os autores estão isentos de quaisquer responsabilidades sobre as decisões de investimentos tomadas por seus leitores.
O Aviso em Dois tem como finalidade a troca de ideias, informações e conhecimentos técnicos com os leitores e participantes do mercado financeiro.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *