Aviso Semanal – 18

semanal

A semana: Como venho reiteradas vezes comentando nesta coluna, incerteza econômica global continua ditando o ritmo volátil dos negócios financeiros. Enquanto os principais bancos centrais afrouxam suas políticas monetárias reduzindo juros para próximo de zero e por vezes a taxas negativas, inundando o mundo de recursos a contrapartida dessas atuações é a demonstração evidente que a economia global continua muito debilitada.
Como estamos vindo de semanas de rally nos mercados nada mais natural que termos um tempo de realizações nos mercados de renda variável em especial, bolsa de valores, e nos preços das commodities.
O dólar americano não tem outro caminho a seguir enquanto permanecer sinais inequívocos de enfraquecimento de indicadores de crescimento econômico e risco de deflação nos EUA, assim, deve continuar em sua trajetória inexorável de queda perante as demais moedas.

 
Juros: Mesmo que o Banco Central tenha tentado em seu discurso pós-copom usar a inflação corrente como justificativa para manter os juros em níveis estratosféricos diante de uma brutal recessão e desemprego, o tempo está correndo contra o retardamento da queda da taxa básica, mas não dos mercados futuros.
Expectativas para a semana: Alta no início da semana para posterior queda na curva futura de juros

 
Câmbio: Por mais argumentos que o mercado brasileiro busque na justificativa para realizações da recente queda da moeda norte americana frente ao real e que o Banco Central faça leiloes de swaps reversos, o caminho de queda continua prevalecendo no médio prazo.
Expectativa para a semana: Fechamento da semana em R$ 3,45/3,55

 
Bolsa de Valores: A avaliação do mercado bursátil está hoje muito interligada ao mercado de câmbio onde desvalorização do dólar e consequente valorização das commodities, em especial o petróleo, além das taxas de juros próximas de zero propiciando maior apetite ao risco, continuarão ditando a tendência de alta, que por agregarem maiores riscos também continuarão mais voláteis sem perder, por enquanto o caminho da valorização.
Expectativa para a semana: Fechamento da semana em 51.000/52.000

 
“O tempo é o único capital de quem só possui a fortuna de sua inteligência.” Honoré de Balzac

 
*As opiniões aqui contidas são pessoais e não representam recomendação de compra ou venda de ativos financeiros. Desta forma, os autores estão isentos de quaisquer responsabilidades sobre as decisões de investimentos tomadas por seus leitores.
O Aviso em Dois tem como finalidade a troca de ideias, informações e conhecimentos técnicos com os leitores e participantes do mercado financeiro.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *