Confirmation

confirmation-hbo

Está em exibição na HBO ou nos sites de filmes gratuitos o filme “Confirmation” que é a historia real ocorrido em 1991 nos Estados Unidos. Uma professora de Direito, Anita Hill acusa Clarence Thomas, candidato à Suprema Corte Americana, de assedio sexual quando juntos trabalhavam na Equal Employment Opportunity Commission, que numa tradução livre seria Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego.

É um filme que podemos chamar de suspense político embora já se conheça o final da história. No papel de Anita Hill Kerry está Washington mais conhecida por Olivia Pop da série de TV Scandall e Brunhilda no filme de Tarantino, Django.

foto 02

O filme é tenso principalmente quando o espectador torce pela Anita que enfrenta o espírito de corpo dos juízes.

Com o desenrolar do filme fica claro que os juízes utilizam alguns artifícios para tirar a credibilidade da Anita. Clarence Thomas, interpretado por Wendell Pierce, veterano como juiz utiliza um discurso que é tão caro a comunidade negra americana, diz que está sendo vitima de racismo o que desqualifica perante a sua comunidade. Políticos interessado que Clarence seja nomeado juiz na suprema corte inventa historias cabeludas que comprometem a dignidade de Anita e de seus amigos. A situação é tão perversa que Anita abre mão de continuar acusando o juiz Clarence. Já no final do filme, com a desistência de Anita, fica claro que políticos e juízes estão interessados em defender seus interesses pessoais. Parodiando o escritor Erich Maria Remarque, Nada de Novo no Front.

foto 03

O que é muito interessante nesse filme é que no final os personagens reais dessa maracutáia jurídica aparecem.

Da maneira como Anita Hill foi tratada a partir de 1991 começam a surgir candidatas para defender no congresso os interesses das mulheres. Leis como assédio sexual, remuneração, preconceito e assim por diante. Fica a lição de que sempre vale a pena lutar mesmo que as adversidades sejam enormes.

About

Jornalista cultural, tendo trabalhado nos principais veículos midiáticos nacionais e, durante 15 anos, chefiou a pauta e reportagem do programa Metrópolis da TV Cultura

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *