Elza Soares box

elza_2003_negrabox

Das cantoras que fizeram o auge do rádio a Elza Soares é sem duvida a mais aceita pela garotada hoje. Seus shows estão sempre lotados e a presença desses jovens é maciça.

Essa garotada conhece Elza Soares de uns anos pra cá com um repertório mais atual com musica de Chico Buarque e Caetano Veloso. Tá certo, não são musicas tão atuais, mas são musicas que mostram uma Elza Soares mais contemporânea.

Elza Soares surge nos anos 50 quando os ídolos eram todos radiofônicos e Cauby Peixoto era a grande figura. Era um tempo em que os cantores escolhiam um gênero de musica para fazer carreira. Quem cantava samba só cantava samba, quem cantava bolero só cantava bolero e Elza escolheu o samba.

images

É de conhecimento de todos que Elza Soares teve uma infância e adolescência muito pobre, casou as 15 anos e teve uma penca de filhos. Quando já reconhecida como cantora se envolveu com o jogador Garrincha e foi vitima das más línguas e da perseguição da imprensa que acusava Elza ter destruído o casamento do jogador.

Seu grande sucesso foi “Se Acaso Você Chegasse” do Lupicínio Rodrigues de 1960 no disco Bossa Negra. Sua voz rouca fazendo improviso (scat) marcou-a como cantora.

Para quem quiser conhecer o inicio de sua carreira está disponível nas redes sociais o Box CD Elza Soares – Negra (12 CDs mais uma raridade). Esse box foi lançado pela Universal Music em 2012.
Este trabalho apresenta a artista com seus maiores sucessos em LP restaurados. A caixa negra foi reeditada com nova embalagem, contendo os 22 álbuns que Elza Soares gravou de 1960 a 1988 em formato 2 em 1, com faixas bônus e um CD de raridades, formando um total 12 CDs, que não podem faltar na sua coleção Elza Soares teve inúmeras músicas no topo das listas de sucesso no Brasil ao longo de sua carreira; alguns dos maiores sucessos incluem: “Se Acaso Você Chegasse” (1960), “Boato” (1961), “Cadeira Vazia” (1961), “Só Danço Samba” (1963), “Mulata Assanhada” (1965) e “Aquarela Brasileira” (1974) que estão nesse Box.

Umas das curiosidades desse Box estão os discos gravados com o cantor Miltinho, outro ídolo do rádio.

Alguns dos álbuns de Elza foram relançados em versões remasterizadas de CD: de 1961 – A Bossa Negra (contendo seu maior sucesso no ano, “Boato”) – e de 1972, com uma grandiosa banda, Elza Pede Passagem (produzida por Dom Salvador), sendo dois dos seus mais aclamados trabalhos. Elza pede passagem não fez tanto sucesso como seus trabalhos anteriores, quando lançados originalmente no Brasil; no entanto, é considerado um clássico e representante do som “samba-soul” do início dos anos 70.

É uma boa oportunidade pra conhecer essa cantora respeitada por gente como Nando Reis, Fernanda Abreu, Emanuelle Araújo, Wander Pires, Arlindo Cruz, Gal Costa, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Virgínia Rodrigues, Carlinhos Brown, Zé Keti, Fred Zero Quatro e.

About

Jornalista cultural, tendo trabalhado nos principais veículos midiáticos nacionais e, durante 15 anos, chefiou a pauta e reportagem do programa Metrópolis da TV Cultura

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *