Downton Abbey

download (2)

Downton Abbey é a série mais interessante que está sendo exibida na TV. O projeto de Downton Abbey surgiu em 2008, depois do produtor Gareth Neame requisitar que Julian Fellowes criasse o roteiro de uma série semelhante ao seu filme de 2001 Gosford Park. A série é localizada na fictícia Downton Abbey, uma casa de campo de Yorkshire que pertence ao conde de Grantham. Ela retrata a vida da aristocrática família Crawley e os seus criados durante o reinado de Jorge V, no início do século XX.

A primeira temporada começa com a notícia do naufrágio do Titanic, em 1912, que tem especial impacto sobre o destino de Downton Abbey.

 
A data não escolhida por acaso. Entre os naufragados do Titanic está o herdeiro de Downton Abbey e aí começa a trama. A família Crawley só tem mulheres que por serem mulheres não possui direito de herança conforme as leis da Inglaterra daquele período e um homem, um parente distante do ramo da família vão assumir Downton Abbey.

O que é interessante na série não é saber quem vai herdar Downton Abbey e sim as mudanças socais que ocorrem durante toda temporada da série.

images (2)

A criadagem da família é vasta e possui um elaborado sistema hierárquico, que passa por criadas, lacaios e mordomo. São submissos e aceitam seu papel sem questionar e a devoção à família Crawley é o sentimento que une a criadagem sempre alimentada pelo mordomo.

As mudanças do inicio do século vinte sejam tecnológicas ou sociais afetam os moradores de Downton Abbey.

O surgimento da luz elétrica e do telefone surpreende seus moradores que se espantam com a mágica tecnológica. É muito engraçado ver o mordomo se relacionar pela primeira vez com o telefone.

A outra mudança interessante de acompanhar é a social. Um das personagens, Lady Rose, é uma jovem rebelde que causa um desconforto quando resolve namorar um musico negro ou se vestir de melindrosa. A família Crawley fica horrorizada. Outras mudanças sociais acontecem assustando ainda mais. A filha mais jovem, Sybil, casa com o chofer da família que é socialista quebrando assim a tradição aristocrática dos Crawley. É fato que essa quebra da tradição aristocrática de casamento tem inicio com chefe da família que casa com uma americana que segue todas as tradições inglesas. O que fica claro nas seis temporadas é quem mais contribui para a mudança é sem duvida a mulher. Por ali passam a empregada que sai para virar secretária, a filha Edith vira empresária dona de um jornal.

images (1)

Na área econômica é também um fator de mudança. Os aristocratas que vivem de terras pouco produtivas são os primeiros a falirem. Graças ao chofer que ficou viúvo e têm ideias modernas administração aliado a Lady Mary, a filha mais velha consegue que Downton Abbey seja autossustentável. Enquanto a aristocracia vai a falência Downtown Abbey sobrevive.

Dos personagens os mais interessantes são a cozinheiro Patmore e a matriarca dos Crawley. Suas observações sobre as pessoas e sobre a vida são inteligentes e sempre carregados com certo humor inglês. Ao acompanhar outros personagens é possível perceber com que perplexidade acompanham as mudanças. O próprio Conde acaba por ser flexível para acompanhar as mudanças.

Com esta sexta temporada a série chega ao fim e que percorreu as mudanças de 1812 a 1925 na Inglaterra. O final foi bem ao estilo novelão. Todos os personagens encontram um destino feliz do mais humilde ao mais aristocrático.
https://www.youtube.com/watch?v=OnaPm93BFrc

About

Jornalista cultural, tendo trabalhado nos principais veículos midiáticos nacionais e, durante 15 anos, chefiou a pauta e reportagem do programa Metrópolis da TV Cultura

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *