São Paulo receberá Van Gogh no CCBB

olive-pickers-van-gogh-500x387

Das escolas de pintura os impressionistas são os mais frequentes na cidade de São Paulo. E com justa razão foi graças a essa escola que pode surgir os chamados modernistas. E são justamente os impressionistas, Manet, Renoir e Van Gogh que em março vai substituir exposição de Mondrian, um dos modernistas no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. – https://spcity.com.br/sao-paulo-recebera-van-gogh/

De todos os impressionistas é o holandês Van Gogh o mais citado e procurado. Não há reportagem que fale dos impressionistas que a estrela não outro senão Van Gogh.

autorretrato-vincent-van-gogh-500x620

Até o cinema ao contar a história dos impressionistas escolhe Van Gogh tendo no papel o excelente Kirk Douglas.

A escolha talvez se dê pela sua vida atormentada que incluía sua internação hospital psiquiátrico Saint-Paul em Anvers-sur-Oise, na França para tratar de seus problemas psicológicos.

van-gogh-500x263

Sua pintura no começo eram sombrias e só mais tarde passam a ser solar e passam a definir o Van Gogh que conhecemos. Ele abandona a partir de sua estada em Paris, Van Gogh abandona sua temática sombria e obscura de camponeses e suas obras recebem tons mais claros.

Van Gogh usou um amarelo característico em seus quadros graças à Revolução Industrial e a um novo pigmento chamado amarelo de cromo, um “cromato de chumbo tóxico e, como muitos pigmentos do período, era quimicamente instável”. Infelizmente, esses tons de amarelo, usados em pinturas como “Quarto em Arles”, desbotaram significativamente e escureceram ao longo dos anos, por isso atualmente não é possível ver exatamente a luminosidade das obras.

bedroom-in-arles-vincent-van-gogh-500x393

Ele vendeu pouquíssimos de seus quadros durante a vida, mas hoje sua obra é muito popular, e seus quadros valem fortunas. O Museu Van Gogh, em Amsterdam, tem 200 telas, 500 desenhos e 750 documentos escritos em exibição e atrai 1,5 milhão de visitantes por ano.

Quando da sua internação Van Gogh pintava um quadro por dia. Van Gogh ficou famoso pela maneira como usou a luz e a cor. Ele espalhava a tinta na tela com grossas pinceladas ou com uma espátula. Sua obra pós-impressionista influenciou a maioria dos grandes movimentos artísticos do século XX.

vaso-com-quinze-girassois-vincent-van-gogh-500x631

Paul Cézanne, Vincent van Gogh e Paul Gauguin aos poucos vão se tornando um pós-impressionista abandonando as paisagens para colocar um pouco de emoção um período de transação entre o Impressionismo e o Expressionismo.

A mostra será realizada em parceria com o Museu d’Orsay, de Paris, que vai ceder parte do seu acervo, que inclui obras do artista holandês e outros nomes do pós-impressionista.

https://www.youtube.com/watch?v=9LEpOJqe3W0

 

About

Jornalista cultural, tendo trabalhado nos principais veículos midiáticos nacionais e, durante 15 anos, chefiou a pauta e reportagem do programa Metrópolis da TV Cultura

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *