A 5ª Onda

images

O filme a 5ª Onda faz parte de uma tendência muito atual da indústria de entretenimento americana.

Essa tendência consiste em adaptar livros para adolescentes para o cinema que uma vez tendo sucesso de publico a primeira adaptação os filmes seguintes têm bilheteria garantida.

Nesse tipo de filme os vilões são com frequência zumbis ou alienígenas. A  5ª Onda escolheu o alienígena.

O filme é simples e linear como convém aos adolescentes e em muitas situações o desfecho é previsível nada surpreende. É sempre o mais do mesmo. Em outros tempos filmes como este seria um piloto para uma serie de TV. Num passado recente, tempo em que o inimigo escolhido era o vampiro li em algum lugar que o medo de enfrentar esse inimigo desconhecido representava o desafio dos adolescentes de enfrentar o futuro que como o vampiro era incerto e desconhecido. Podemos adaptar essa ideia para zumbis e aliens.

Esse tipo de filme, a meu ver, está fadado a algum sucesso já que o publico adulto com mais de 30 anos passou a infância e a adolescência enfrentando esses inimigos no videogame e alguns destes já não tão jovens ainda jogam.

Podemos entender esses filmes de outra maneira. Ao assistir zumbis e alienígenas atacarem os Estados Unidos, (é sempre nos Estados Unidos onde se passa a história) podemos pensar que o que está sendo atacado é o modo de vida americano, o American Way of life, e cabe às novas gerações defender.

-E sempre nas costas que a ideologia joga a responsabilidade de sua manutenção. Lembro aqui os países africanos que armaram suas crianças e jovens e os transformaram em soldados, ou as milícias brancas americanas que adestram seus filhos em armas contra uma possível ameaça desestabilize o modo de vida americano.

Como esse tipo de filme tem publico garantido e o retorno do investimento é quase garantido veremos ainda muito desses filmes inclusive a seqüência da 5ª Onda.

About

Jornalista cultural, tendo trabalhado nos principais veículos midiáticos nacionais e, durante 15 anos, chefiou a pauta e reportagem do programa Metrópolis da TV Cultura

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *