Aviso Semanal – 04

semanal

A semana: A volatilidade vem mostrando as caras neste início de 2016. Depois de iniciar o ano com uma queda média de 11% nas bolsas americanas, o VIX que mede a volatilidade das ações do S&P 500, atingiu uma alta de 31,36 na semana passada, subindo de algo em torno de 18 no final de 2015.
Na próxima quarta feira o Banco Central Americano estará decidindo mais uma vez sua política monetária e juros, diante do quadro de incertezas global e do baixo crescimento esperado é pouco provável que a taxa básica seja alterada nessa reunião.
No cenário Brasil a decisão do Banco Central em manter a taxa selic em 14,25% fugiu ao campo econômico para se tornar mais uma vez um jogo de intrigas e acusações que em nada contribui para uma solução que busque tirar a economia da forte retração em que se encontra.

Juros: A esperada manutenção da taxa básica em 14,25% afastou no curto prazo a pressão para que ela seja elevada desnecessariamente. Com o juro real na casa de 8,00% e uma forte retração da economia, mais sensato seria sua redução o mais breve possível.
Expectativa para a semana: Com o forte fechamento observado no pós Copom é aguardado para esta semana uma continuidade mais amena no fechamento de taxas.

Câmbio: Já que o Banco Central parece ter abandonado a política de controlar a volatilidade no câmbio um debate recorrente ganha a cada dia mais força, uma substituição gradual dos swaps pela venda de reservas. Medida que enxugaria a base monetária, diminuiria a dívida pública reduzia a volatilidade da moeda.
Expectativa para a semana: Recuo para patamares abaixo do fechamento de sexta passada, devendo fechar a semana entre R$ 4,00/4,05

 

 
Bolsa de Valores: O Ibovespa que mede o desempenho da bolsa de São Paulo fechou na última sexta feira em um dos seus chamados fundos históricos em dólar, valendo apenas em torno de US$ 9.300. Timidamente a bolsa tem ameaçado uma retomada, porém a queda das demais bolsas nos mercados globais tem impedido. Desta forma, ao contrário que a maioria estima o momento é de compras.
Expectativa para a semana: 39.000/40.000

 

 
“Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.” Gandhi

 

 
*As opiniões aqui contidas são pessoais e não representam recomendação de compra ou venda de ativos financeiros. Desta forma, os autores estão isentos de quaisquer responsabilidades sobre as decisões de investimentos tomadas por seus leitores.
O Aviso em Dois tem como finalidade a troca de ideias, informações e conhecimentos técnicos com os leitores e participantes do mercado financeiro.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *