Aviso Semanal – 01

semanal

A semana: O ano de 2016 se inicia com o mundo financeiro sendo chacoalhado por notícias vindas do Oriente. Na China o PMI do Caixin/Markit (indústria de transformação) caiu a 48,2 em dezembro, abaixo de novembro, quando o indicador ficou em 48,6, e das expectativas do mercado, de 49, levando a bolsa de Xangai a recuar 6,87% e ter seu pregão encerrado mais cedo pela primeira vez na história (circuit breaker), este movimento não só arrastou as demais bolsas asiáticas para fortes quedas como contaminaram as europeias e os futuros das americanas.  Como se não bastasse no oriente médio as tensões entre duas de suas principais potencias, Irã e Arábia Saudita aumentaram com a execução saudita de um líder religioso.

No cenário local com o recesso parlamentar só iremos sofrer as consequências econômicas desta chacoalhada que se prenuncia para a semana no mundo, que já é um grande lucro para o país.

 

Juros: Juros no Brasil devem iniciar a semana em alta impulsionados por precipitadas avaliações de câmbio (real x dólar) dentro deste contexto de maior instabilidade econômica global. Precipitadas em razão de os mercados globais estarem sendo afetados pelo recente aumento dos juros americanos e principalmente pela valorização do dólar pelo mundo.

Expectativa para a semana: Subida das taxas no curto prazo com recuo posterior

 

Câmbio: Com citado acima a valorização do dólar frente às demais moedas globais vem provocando menor crescimento dentro e fora dos EUA. A desvalorização dos chamados junk bonds americanos, os tímidos resultados das empresas e a deflação são motivos de preocupações crescentes em toda a parte.

Expectativa para a semana: Assim como nos juros a subida de curto prazo não representa uma tendência de desvalorização continuada. Fechamento para a semana R$ 3,90/4,00

 

Bolsa de Valores: A chacoalhada na bolsa chinesa e por consequências nas demais bolsas mundo afora, de certo, irão arrastar esta semana a já deprimida Bovespa para patamares mais baixos, mesmo com o preço das principais ações em níveis muito baixos. Acredito em uma melhora para o final deste período semanal

Expectativa para a semana: 42.500/43.500

 

“Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado.” Albert Einstein

 

*As opiniões aqui contidas são pessoais e não representam recomendação de compra ou venda de ativos financeiros. Desta forma, os autores estão isentos de quaisquer responsabilidades sobre as decisões de investimentos tomadas por seus leitores.

O Aviso em Dois tem como finalidade a troca de ideias, informações e conhecimentos técnicos com os leitores e participantes do mercado financeiro.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *