Sweet Honey in a Rock

foto 01

Sweet Honey in a Rock surge em 1973 em Washington pelas mãos de Bernice Johnson Reagon ativista política e professora do Washington’s American University e curadora emérito do Smithsonian Institution. Em 1973 foi diretora da Black Repertory Theater onde desenvolveu um trabalho de canto. Quando jovem freqüentou Igreja Batista negro-americano e as harmonias que ela ouviu na igreja serviram de base para a formação vocal Sweet Honey in a Rock que acabou por incluir jazz, R&B, Blues, gospel numa dinâmica africana.

foto 03 (2)

O Sweet Honey in a Rock, nome do grupo foi tirado de uma canção, com base no Salmo 81:16, que fala de uma terra tão rica que quando as rochas foram se romperam fluiu mel.

Reagon forma Sweet Honey in a Rock com quatro negras americanas preocupadas com injustiças de imigração, a ganância do Congresso e falta de compaixão para os cidadãos, o desequilíbrio ambiental, questões raciais e as questões das mulheres. O grupo se caracterizou pela por cantar a capella, ou seja, sem acompanhamento instrumental e inclui dança e nas apresentações. Nesses 42 anos muitas cantoras negras participaram do grupo.

foto 02 (1)

Reagon sai do grupo em 2004, mas o grupo segue se apresentando pelo mundo e continua a compor suas próprias musicas. O grupo aborda temas como a maternidade, a espiritualidade, a liberdade, os direitos civis, a violência doméstica, imigração questões, e racismo. ,

Foi bom redescobrir esse grupo que nos anos 70 pouca gente conheceu.

Sweet honey in the rock – Ella’s

www.youtube.com/watch?v=U6Uus–gFrc

 

About

Jornalista cultural, tendo trabalhado nos principais veículos midiáticos nacionais e, durante 15 anos, chefiou a pauta e reportagem do programa Metrópolis da TV Cultura

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *