Aviso Semanal – 29

semanal

A semana: Depois de uma década parece que esta semana o FED finalmente estará elevando a sua taxa básica de juros em 0,25%. Mesmo com intensa volatilidade nos mercados globais a decisão que parece inadiável deverá vir com um comunicado tentando acalmar os mercados.

Na semana passada, os preços do petróleo caíram 11% e a volatilidade CBOE índice VIX, + 26,11% o chamado “índice de medo”, saltou 68%. O setor de bônus coorporativos com grau especulativo, os chamados “junk bonds” já estão sentindo o aumento distinto de seus rendimentos e de uma possível diminuição de liquidez que traria sérios problemas.

No mercado local o embate político pelo poder continua atrasando medidas econômicas no congresso. A decisão de aumentar os juros por parte do FED, mesmo esperada, deve provocar significativa queda de volumes nos mercados brasileiros.

 

Juros: Mercado de juros será certamente afetado por essas expectativas geradas em torno do movimento da autoridade americana quando em um primeiro momento estará contaminando as economias dos demais países no câmbio e por consequência nos juros.

Expectativa para a semana: Movimento ascendente do câmbio deve provocar um aumento dos juros em toda a curva.

 

Câmbio: Como dito no parágrafo anterior o movimento global de moedas, em uma primeira avaliação, deve ser de continuidade da valorização do dólar. Pós FOMC a avaliação, de certo, será outra. Por esta semana ontinuaremos a sofrer as consequências do aumento dos juros americanos e do quadro político cada dia mais instável por aqui.

Expectativa para a semana: Cenário como um todo e a continuidade de saques no BTG por investidores externos continuam pressionando o dólar. Previsão para o fechamento da semana R$ 3,80/3,90,

 

Bolsa de Valores: A volatilidade recorde nos mercados globais está prejudicando e deprimindo os investimentos em renda variável aqui e em todo o mundo. Enquanto não for digerido este aumento de taxas por parte do FED as perspectivas de curto prazo continuam fracas.

No cenário Brasil o atraso nas medidas fiscais por parte do congresso atrasa uma retomada mais rápida da economia brasileira

Expectativa para a semana: 45.000/46.000

 

“É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.” Whitney Young Jr.

 

*As opiniões aqui contidas são pessoais e não representam recomendação de compra ou venda de ativos financeiros. Desta forma, os autores estão isentos de quaisquer responsabilidades sobre as decisões de investimentos tomadas por seus leitores.

O Aviso em Dois tem como finalidade a troca de ideias, informações e conhecimentos técnicos com os leitores e participantes do mercado financeiro.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *