Tinariwen

Tinariwen

Hoje eu quero apresentar um grupo de rock africano, do Mali. É o grupo Tinariwen. Conheci o grupo através de amigos que gostam de rock. Minha surpresa é que o grupo é conhecido na Europa e na busca de conhecer o Tinariwen encontrei tocando com Carlos Santana e o Red Hot Chili Peppers. Fui ao Wikipédia e descobri:

Tinariwen, um grupo de tuaregues músicos do deserto do Saara região do norte do Mali. A banda foi formada em 1979 em Tamanrasset, Argélia, , mas retornou ao Mali depois de um cessar-fogo na década de 1990. O grupo começou a ganhar uma fama fora da região de Sahara em 2001 com o lançamento de The Radio Tisdas Sessions, e com atuações no Festival au Désert no Mali e no festival de Roskilde na Dinamarca. Sua popularidade aumentou internacionalmente com o lançamento do aclamado Aman Iman em 2007.

Tinariwen (1)

A origem é curiosa:
Tinariwen foi fundada por Ibrahim Ag Alhabib, que aos quatro anos testemunhou a execução de seu pai (um tuaregue rebelde) durante uma revolta de 1963 em Mali. Quando criança, ele viu um filme ocidental em que um cowboy tocava uma guitarra. Ag Alhabib construiu a sua própria guitarra de uma lata, um fio de freio. Ele começou a tocar canções Tuareg antigas e modernas canções pop árabe. Ag Alhabib primeiro viveu na Argélia em campos de refugiados perto de Bordj Badji Mokhtar e nos desertos ao redor do sul da cidade de Tamanrasset, onde recebeu uma guitarra de um homem árabe local. Mais tarde, ele residiu com outros exilados tuaregues. na Líbia e Argélia.

camel_Extended

No final de 1970 Ag Alhabib se juntou com outros músicos na comunidade rebelde tuaregue, explorando o radical chaabi música de protesto de grupos marroquinos como Nass El Ghiwane e Jil Jilala; Argelino rai pop; e artistas de rock e pop ocidentais como Elvis Presley, Led Zeppelin, Carlos Santana, Jimi Hendrix, Boney M, e Bob Marley. Ag Alhabib formou um grupo com Alhassane Ag Touhami e irmãos Inteyeden Ag Ablil e Liya Ag Ablil em Tamanrasset, Argélia para tocar em festas e casamentos. Ag Alhabib adquiriu a sua primeira guitarra acústica real em 1979. Enquanto o grupo teve nenhum nome oficial, as pessoas começaram a chamá-los de Kel Tinariwen, que na linguagem Tamashek traduz como “o povo dos Desertos” ou “The Desert Boys”.

A história do grupo não foge da historia de outros africanos que estão sempre sendo solicitados para lutar em alguma guerra. Tanto como grupo como pessoalmente a vida não foi confortável entre tantas lutas e peregrinações sua qualidade musical por mais estranha que fosse manteve sua originalidade. Veja agora os três momentos:

 

Red Hot Chili Peppers

https://www.youtube.com/watch?v=qa7C2Z3PZak

 

Carlos Santana
https://www.youtube.com/watch?v=KCkSX6Kl3ig

 

Só o Grupo
https://www.youtube.com/watch?v=yoN_QdAlqCk

About

Jornalista cultural, tendo trabalhado nos principais veículos midiáticos nacionais e, durante 15 anos, chefiou a pauta e reportagem do programa Metrópolis da TV Cultura

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *