São Paulo Diverso – Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo

image_noticia_1446149564

A segunda edição do São Paulo Diverso – Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo, será realizado no auditório Elis Regina do Anhembi, em São Paulo, dia 5/11, das 09h às 19h. O Corecon-SP estará com estande evento, sob a coordenação do Conselheiro Gil Marcos Clarindo dos Santos. Convidamos os Senhores Conselheiros e estudante a participarem e visitarem nosso Espaço.

O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem como foco pensar soluções para o acesso da população afrodescendente às oportunidades já existentes no mercado de trabalho formal. O Fórum também busca apoiar empregadores na criação de políticas inclusivas, e na identificação e recrutamento de talentos que, por conta da discriminação racial, geralmente são excluídos do ambiente corporativo.

Neste ano, o tema principal do São Paulo Diverso será “Investindo na igualdade de oportunidades para descobrir novos talentos”. A programação será composta por seis mesas que vão discutir políticas de ação afirmativa nas grandes empresas, legislação, educação como fator de inclusão racial, empreendedorismo para a população afrodescendente, entre outros. A cerimônia de abertura contará com a presença do Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; do Secretário Nacional de Igualdade Racial, Ronaldo Barros; e de Maurício Pestana, Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Entre os palestrantes já confirmados estão Theo van der Loo (Presidente da Bayer do Brasil), Rodney Williams (COO da Microsoft no Brasil), Jorge Abrahão (Diretor-presidente do Instituto Ethos), Alcely Strutz Barroso (Diretora de Cidadania Corporativa da IBM), Paulo Pianez (Diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour), e Roberto Valério (Vice-presidente da Kroton Educacional).
Um dos destaques do evento este ano será a apresentação de dados preliminares da pesquisa do Instituto Ethos – “Perfil Social, Racial e de Gênero dos 200 Principais Fornecedores da Prefeitura de São Paulo”.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo portal São Paulo Diverso, no endereço http://saopaulodiverso.org.br/inscreva-se/.   

Confira abaixo a Programação:

09h – Abertura
Cerimônia de abertura com autoridades federais e municipais.

10h – Grandes empresas e as políticas de ação afirmativa: avanços e perspectivas
Debate entre presidentes e vice-presidentes sobre o panorama da diversificação e inclusão racial no setor privado. 

11h – Educação e tecnologia como fatores de inclusão racial
Análise de como o acesso à educação e tecnologia pode ampliar a participação da população afrodescendente no mercado de trabalho e garantir a ocupação de cargos qualificados. 

12h – Desigualdades raciais e o processo de recrutamento: da discriminação às ações afirmativas
Líderes do setor de diversidade e sustentabilidade de grandes instituições apresentam inovadoras medidas de inclusão étnico-racial no ambiente corporativo.  

15h – Empreendedorismo para a população afrodescendente: a relação com grandes empresas e a oferta de microcrédito
Como aproximar os pequenos e médios empreendedores das grandes empresas, e utilizar o microcrédito para expandir seu negócio.

16h – Legislação e Inclusão: como as leis podem auxiliar na promoção da igualdade
Discussão entre membros do Judiciário e do Legislativo sobre os benefícios da aplicação de ações afirmativas. 

17h – Beneficiários de ações afirmativas: impactos e relevância
Relatos de carreiras que foram beneficiadas por programas de ações afirmativas, públicos e privados.
Em breve, divulgaremos aqui os palestrantes do evento.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *