Escolinha do Prof. Raimundo Nova Versão

17722326

O humor na TV passou por uns momentos críticos onde o que se via é o que chamamos de baixaria. Sinal dos tempos. Hoje a classe média brasileira importa o que há de pior da classe média americana. Esse tipo de humor é apenas um dos exemplos.

Hoje já existem alguns programas de TV mais inteligentes e criativos e eu quero destacar Escola do Professor Raimundo. A escolinha do professor Raimundo foi importante por dar emprego a comediantes que estavam sem espaço na TV e marcou um gênero de comicidade.

9120b2bf4ef810ac0caa9cfed54d94e3

A ideia da escola como um espaço onde se pode criar um universo de personagens brasileiros é antiga. Lembro-me da Escolinha de dona Olinda apresentada pelo Nho Totico onde fazia todos os personagens desde a professora aos alunos.

A nova versão impressiona tanto pelo texto, mas pelos atores escolhidos para viver os personagens tradicionais da escolinha.

O grande mérito da escolha dos atores é sem duvida de Cininha de Paula que dirigiu por oito anos a escolinha com o Chico Anísio como professor. Ela conhece bem os personagens e foi fácil imprimir os velhos personagens aos novos atores.

A graça do programa não está no texto e sim na maneira como os novos atores interpretam os personagens. Em alguns momentos é engraçado comparar como os velhos atores/comediantes desenvolviam seus trejeitos e diziam seus bordões com os novos atores.

Catifunda, Zé Bonitinho, Rolando Lero, seu Peru e o próprio professor Raimundo estão realmente muito engraçados. Quase não se nota a diferença entre o que foi no tempo do Chico Anísio com o que é apresentado agora.

Vale à pena assistir essa homenagem inteligente a Chico Anísio.

https://www.youtube.com/watch?v=AOgV4c88HQA

About

Jornalista cultural, tendo trabalhado nos principais veículos midiáticos nacionais e, durante 15 anos, chefiou a pauta e reportagem do programa Metrópolis da TV Cultura

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *