Aviso Semanal – 26

semanal

A semana: A semana inicia com o mundo em grande consternação com os atentados em Paris na ultima sexta feira, 13/11. Atrasei um pouco este boletim para observar o comportamento dos mercados diante de fato que indubitavelmente irá afetar a já debilitada economia europeia e por consequência o baixo crescimento global.

Os mercados abriram aparentemente calmos, o que não é um bom sinal, ao retardar os graves efeitos econômicos futuros imediatamente os agentes financeiros globais acabam tentando jogar uma cortina de fumaça nas consequências que virão o que só potencializa volatilidades mais a frente.
Na próxima quarta feira será divulgada a ata da ultima reunião do FOMC (comitê de Política Monetária do FED). Qualquer que seja o sinal por ela emitido às condições econômicas nos EUA e demais economias como Europa e Japão continua emitindo sinais de enfraquecimento inviabilizando a chamada normalização monetária no curto prazo.
No Brasil a semana encurtada pelo feriado de sexta feira em São Paulo não sugere movimentos relevantes.
Juros: A política de juros altos por tempo prolongado e a retração da economia continuam pressionando a política econômica e por consequência o ministro Joaquim Levy que corre contra o tempo na aprovação das medidas fiscais no congresso nacional. Medidas que irão permitir a normalidade econômica e a queda na taxa básica de juros
Expectativa para a semana: Manutenção com movimentos de queda, na margem, das taxas futuras.
Câmbio: Mercado local continua dando sustentação a uma cotação mais elevada da moeda norte americana frente ao real, no entanto as condições globais cada vez sugerem mais um recuo do dólar frente às demais moedas globais.
Expectativa para a semana: R$ 3,75/3,80 para o fechamento da semana
Bolsa de Valores: Apesar de as forças baixistas continuarem pressionando as cotações o Ibovespa mostra claros sinais de fortalecimento, com os players globais se posicionando invariavelmente na ponta compradora, se aproveitando dos preços atrativos da maioria das principais ações que compõem o índice.
Expectativa para a semana: 47. 000/48.000
“O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las.” Francis Bacon
*As opiniões aqui contidas são pessoais e não representam recomendação de compra ou venda de ativos financeiros. Desta forma, os autores estão isentos de quaisquer responsabilidades sobre as decisões de investimentos tomadas por seus leitores.
O Aviso em Dois tem como finalidade a troca de ideias, informações e conhecimentos técnicos com os leitores e participantes do mercado financeiro.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *