Aviso Semanal – 25

semanal

A semana: Declarações da presidente do Banco Central Americano (Fed) Janete Yellen e dados do mercado de trabalho divulgados na ultima sexta feira nos EUA trouxeram de volta para os mercados à expectativa de aumento da taxa básica mais uma vez provocou um “frenesi”, consequência do adiamento por longo tempo da chamada normalização financeira. Como o Fed retardou demais sua decisão ela passou a se mostrar muito mais significativa que os aumentos que a curva de juros sugere.

O dólar supervalorizado está exportando para os EUA e Europa deflações, principalmente vinda da China onde os preços no atacado mostram um declínio de nada menos que 6% ao ano. Com isso empresas americanas que dependem de suas vendas externas estão com seus resultados cada dia mais comprometidos.

No cenário Brasil a melhora do ambiente político ainda não foi suficiente para movimentar o congresso em torno da votação dos ajustes fiscais necessários, retardando ainda mais a retomada e normalidade econômica.

 

Juros: O possível ajuste de taxas americanas já para dezembro de 2015 serviu para abrandar a queda das taxas futuras de juros, no entanto o cenário de redução da taxa básica já para o início de 2016 continua vigorando.

Expectativa para a semana: Recuo moderado nos juros em toda a curva, em especial nos prazos mais longos.

 

Câmbio: Na semana que passou ficou clara a disposição do Banco Central do Brasil em não permitir mais que o mercado determine a taxa de câmbio da maneira que achava conveniente, as atuações mudaram um pouco dando maior desconforto às posições compradas no dólar americano como referência.

Expectativa para a semana: R$ 3,70/3,75 para o fechamento da semana

 

Bolsa de Valores: Está ficando cada dia mais evidenciado que a queda nas principais ações brasileiras esgotou o seu ciclo. Os ativos nunca estiveram tão baratos, a disposição de alguns fundos de private equity em aumentar seus volumes de recursos para aquisições de participações em empresas brasileiras está crescendo gradualmente. Mercado é Bull market.

Expectativa para a semana: 47.500/48.500

 

“Tolo é aquele que naufragou seus navios duas vezes e continua culpando o mar.” Publilus Syrus

 

*As opiniões aqui contidas são pessoais e não representam recomendação de compra ou venda de ativos financeiros. Desta forma, os autores estão isentos de quaisquer responsabilidades sobre as decisões de investimentos tomadas por seus leitores.

O Aviso em Dois tem como finalidade a troca de ideias, informações e conhecimentos técnicos com os leitores e participantes do mercado financeiro.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *