Aviso Semanal – 22

semanal

 

 

 

 

 

 

 

 

A semana: No mercado externo a novidade da semana foi a divulgação do PIB Chinês na madrugada deste domingo não trazendo novidades, mercado esperava um crescimento de 6,8% no terceiro trimestre e índice divulgado foi de 6,9%.
Perdeu força no mercado uma alta na taxa de juros por parte de Fed. As expectativas para uma subida da taxa de juro antes do final de 2015 caíram acentuadamente nos últimos dias, após dados econômicos mais fracos do que o esperado e os crescentes temores de uma desaceleração do crescimento global.
O mercado de futuros de fundos, os chamados “fed funds” está sinalizando uma probabilidade de 5% de um aumento da taxa em outubro e uma probabilidade de 30% de um aumento da taxa em dezembro empurrando a primeira subida das taxas para março de 2016.
No cenário interno a crise política, embora menos intensa, continua contaminando o cenário econômico com fofocas e boatos. Leia em: O ministro caiu e dólar subiu?

Juros: Nesta semana nos dias 20 e 21 de outubro, com decisão para o dia 12, ocorrerá mais uma reunião do Copom para decidir a taxa de juros. Mesmo com o mercado forçando uma subida o Banco Central através de seu presidente, Alexandre Tombini, já tendo reiterado que o choque de juros já terminou.
Expectativa para a semana: Estabilidade com recuo na curva pós-divulgação da manutenção de 14,25% pelo Copom

Câmbio: A expectativa que dados da economia chinesa pudessem incrementar o movimento de realização de lucros no recente rali de valorização das moedas dos emergentes ma sexta feira que passou deve ter curta duração, o dólar alto tem prejudicado a economia americana no seu movimento de retomada de crescimento e por consequência a intenção do Fed de agir ainda em 2015.
No Brasil as reservas cambiais aumentaram US$ 104 milhões do dia 14 para 15/10, em mais uma demonstração de que as cotações continuam sendo comandadas pelo mercado futuro.
Expectativa para a semana: R$ 3,80/3,85 para o fechamento da semana

Bolsa de Valores: Hoje como ocorre toda terceira segunda feira do mês, é mais um dia de exercício de opções na Bovespa Passado o exercício a bolsa deve retomar o seu caminho de alta.
Como tenho reiterado aqui nesta coluna, os preços das principais ações brasileiras continuam bastante atrativos dentro de qualquer analise que se possam fazer principalmente as do setor exportador que continuam com desempenho acima da média.
Expectativa para a semana: 49.000/50.000

 

“Foco e simplicidade… quando você chegar lá, conseguirá mover montanhas.” – Steve Jobs

 

*As opiniões aqui contidas são pessoais e não representam recomendação de compra ou venda de ativos financeiros. Desta forma, os autores estão isentos de quaisquer responsabilidades sobre as decisões de investimentos tomadas por seus leitores.
O Aviso em Dois tem como finalidade a troca de ideias, informações e conhecimentos técnicos com os leitores e participantes do mercado financeiro.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *