Aviso Semanal – 21

semanal

A semana: Nesta semana encurtada pelo feriado fundamentalmente os debates em torno da economia global devem continuar dentro dos mesmos temas: impossibilidades dos bancos centrais exercerem suas políticas monetárias e de quando o Banco Central americano (Fed) irá aumentar sua taxa básica de juros e estabelecer a chamada normalização monetária.
No Brasil infelizmente a crise política continua dominando o debate e por consequência atrasando o ajuste fiscal.
De qualquer forma os mercados tendem a ter breve realização aqui e no exterior, movimento normal dentro do otimismo que vem prevalecendo nos últimos dias.

Juros: Os juros junto com os mercados deve ter correção normal no início da semana e se ajustando novamente para fechamento de taxas no transcorrer dela. A política de juros altos, a cada dia, vem ganhando críticas de vários setores da sociedade.
Expectativa para a semana: Alta nos primeiros dias e estabilidade com recuo para o final da semana.

Câmbio: A notícia desta manhã de terça de que a China diminuiu sensivelmente suas importações, ao contrário do que o mercado está avaliando no início, não é benéfica para um aumento na cotação do dólar. Se, diminuíram, foi justamente pelo fato de sua desvalorização cambial recente, assim como a brasileira, os maiores prejudicados dentro dessa nova “guerra cambial” continuam sendo os países que estão com suas moedas supervalorizadas como os EUA. Os investidores locais continuam pressionando as cotações para cima buscando proteção para suas posições compradas.
Expectativa para a semana: R$ 3,70/3,75 para o fechamento da semana

Bolsa de Valores: Depois de um forte ajuste nas cotações que levaram o índice Bovespa a trabalhar próximo de 50.000 pontos a realização que está acontecendo nesta manhã de terça feira não deixa de ser um movimento natural que não descaracteriza a retomada de alta.
Os preços das principais ações brasileiras continuam bastante atrativos dentro de qualquer analise que se possa fazer.
Expectativa para a semana: 48.500/49.500

 

“Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” Thomas Campbell

 

*As opiniões aqui contidas são pessoais e não representam recomendação de compra ou venda de ativos financeiros. Desta forma, os autores estão isentos de quaisquer responsabilidades sobre as decisões de investimentos tomadas por seus leitores.
O Aviso em Dois tem como finalidade a troca de ideias, informações e conhecimentos técnicos com os leitores e participantes do mercado financeiro.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *