Aviso Semanal – 16

semanal

A semana: Como foram antecipados por este aviso semanal, os mercados globais continuaram com alta volatilidade na semana que passou fruto do baixo crescimento global e de indicadores controversos nas principais economias.
Economia chinesa e norte americana continuam pontuando demais mercados com um sobe e desce em suas bolsa de valores constantes, enquanto o bloco europeu, Japão e os Brics continuam com suas políticas de afrouxamento monetário, com exceção do Brasil uma das poucas economias do planeta com política monetária restritiva. Incrível essa postura.
No dia 03/09 em sua ultima reunião o Banco Central brasileiro através do Copom (Comitê de Política Monetária) manteve a taxa de juros em 14,25% ao ano.

Juros: Ajudado pelos indicadores de inflação que veem demonstrado perder força o Banco Central manteve a taxa básica de juros contrariando grande parte de analistas de mercado que contavam com mais uma alta.
Esta sinalização de final de ciclo irá conduzir um ajuste em toda curva futura de juros
Expectativa para a semana e de redução continua em toda a curva.

Câmbio: A falta de habilidade para atuar adequadamente no mercado de câmbio por parte do BC tem propiciado aos agentes financeiros, com argumentos fixados na política, puxarem as cotações da moeda norte americana a patamares além do razoável.
O anúncio na ultima sexta feria de um leilão de linha de US$ 3 bi irá de certo amenizar as altas, do dólar frente ao real, porém este tipo de operação (venda a vista com recompra futura) não é a mais indicada para este momento. O correto seria vender de fato a moeda.
Expectativa para a semana: R$ 3,68/3,73 por dólar

Bolsa de Valores: Apesar de todo movimento brusco de subidas e descidas nas principais bolsas do mundo a Bovespa tem conseguido resistir a uma realização maior do a já ocorrida, sugerindo que estamos em patamares que os analistas chamam de “fundo do poço”.
Para a semana é esperada uma boa recuperação na maioria das ações que compõem o índice.
Expectativa para a semana: 48.000/49.000
“Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.” Martin Luther King
*As opiniões aqui contidas são pessoais e não representam recomendação de compra ou venda de ativos financeiros. Desta forma, os autores estão isentos de quaisquer responsabilidades sobre as decisões de investimentos tomadas por seus leitores.
O Aviso em Dois tem como finalidade a troca de ideias, informações e conhecimentos técnicos com os leitores e participantes do mercado financeiro.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *