Sarajevo

02

Está sendo exibido nos canais por assinatura e é possível de assistir nos sites que exibem filmes gratuitamente o filme Sarajevo.

O filme conta a história do assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro arquiduque Franz Ferdinand junto com o de sua esposa, a duquesa Sophie quando em Sarajevo, atual capital da Bósnia e Herzegovina, e à época, província da Áustria-Hungria cujo atentado teria dado inicio a primeira Guerra Mundial.

Este drama histórico ocorrido em 1914 onde o diretor austríaco Andreas Prochaska lembra os 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial.

O filme levanta duvidas sobre o atentado. Personagem o juiz de instrução Leo Pfeffer (ator austríaco Florian Teichtmeister) é um sujeito correto e a sua retidão e honestidade vai confrontando a realidade dos fatos com a versão oficial de que o atentado.

O roteiro é inteligente na medida em que coloca Pfeffer como um húngaro-croata judeu, o que significa que ele sofre de desprezo anti-semita de seus superiores hierárquicos que acreditam que podem através dele manipular a investigação…

O Império Austro-húngaro precisa invadir Servia e esse atentado seria uma ótima desculpa. O que o filme revela é existia um interesse da Alemanha de construir uma linha férrea de Berlim a Bagdá e a Servia era um empecilho. O filme fica cruel quando já não interessa mais se os jovens responsáveis são culpados ou não o que interessa são os planos de invasão a Servia.

O atentado foi obra de um ativista sérvio, Gavrilo Princip, membro do grupo “Jovem Bósnia” (que agrupava sérvios, croatas e bósnios). O ato tinha um objetivo político, o de causar o rompimento das províncias eslavas da Áustria-Hungria, para que pudessem ser reunidas em uma Grande Sérvia, ou “Iugoslávia”.

O filme se torna atual na medida em que revela que mentiras, coações, atentados ainda são utilizados para desestabilizar governos que de alguma maneira ferem interesses dos poderosos.

Não consegui confirmar se o personagem o juiz de instrução Leo Pfeffer existiu de fato e se era correto como narra o filme já que a historia se passa pelo seu olhar.

Elenco: Florian Teichtmeister, Juergen Maurer, Melika Foroutan, Heino Ferch, Cornelius Obonya, Edin Hasanovic, Erwin Steinhauer
Diretor: Andreas Prochaska
Roteirista: Martin Ambrosch
Produtores: Danny Krausz, Kurt Stocker, Isabelle Welter
Co-produtor: Jan mojto
Diretor de fotografia: Andreas Berger
O desenhista de produção: Isidor Wimmer
Música: Stefan Bernheimer
Figurinista: Uli Fessler
Edição: Daniel Prochaska

About

Jornalista cultural, tendo trabalhado nos principais veículos midiáticos nacionais e, durante 15 anos, chefiou a pauta e reportagem do programa Metrópolis da TV Cultura

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *