Preço das commodities irá reverter

world-economic-growth-1238527-1279x956

Mais um indicador que dá pistas sobre o futuro das commodities.

O Baltic Dry Index é um indicador que mensura o custo do frete marítimo de matérias-primas, como metais (como minério de ferro), grãos, etc.

Ele pode ser um bom termômetro da demanda por commodities, se está aumentando (custo do frete sobe), ou enfraquecendo (custo do frete cai).

11732022_1193112024047975_2651739549460080967_o

No gráfico plotei o índice de commodities CRB Reuters/Jefferies (linha Azul) e o Baltic Dry Index (linha pontilhada em Preto).

O custo do frete marítimo tem antecipado em alguns meses os topos e fundos do índice de commodities, conforme destaquei no gráfico.

Atualmente, o Baltic Dry Index fez um fundo em fevereiro deste ano, enquanto as commodities seguem em processo de fundo, esta divergência em curso já dura 6 meses.

Nenhum indicador é infalível, ou deve ser utilizado como uma espécie de receita mágica, o ideal é ter diversas peças, compondo o grande mosaico.

Neste caso, temos mais um alerta que o fundo no mercado de commodities está mais próximo do que a maioria imagina.

About

Economista e mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP, MBA em Gestão Financeira, Investimentos e Mercado de Capitais pela FGV. É também palestrante e Professor de Economia e Finanças

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *