Histórias do Império

Imperio5

Caros leitores,

Quando converso com participantes de mercado financeiro e principalmente com as pessoas que se interessam em conhecer o mercado os papos que mais atraem as pessoas são as histórias pitorescas que aconteceram ao longo desses anos, principalmente as mais antigas.

Como me lembro da maioria delas e invarialmente me invocam a contá-las, resolvi narrar algumas aqui neste espaço a partir desta semana.

Estou chamando de Historias do Império pelo fato da maioria delas se passar no Rio de Janeiro onde trabalhei e vivi durante 15 anos em um período onde o mercado financeiro não só dava seu primeiro passo como mais importante que isso vivia uma fase semelhante ao período Imperial próprio da cultura que marcou a vida carioca e os seus costumes para sempre, assim como o mercado financeiro brasileiro.

Lembro-me de uma frase do saudoso Adolpho Oliveira, dono da corretora que levou seu nome e ex-presidente da Andima em um discurso quando presidia a entidade e o mercado se prenunciava de grandes mudanças, inclusive perdendo a importância da Praça do Rio de Janeiro para São Paulo: “Meus amigos o ciclo da felicidade eterna acabou. Quem pensou que ele seria eterno pode se preparar”.

Contarei também historias do mercado paulista, onde vivi e ainda vivo maior parte de minha carreira.

Nessas historias nomes de pessoas e instituições serão sempre preservados, assim como não se tratará de denuncias ou algo que comprometa seus personagens.

Com exceção de algumas passagens de grande aprendizado pelo Itaú lugar que delineou minha formação para sempre e da qual me orgulho, os fatos narrados serão mais nominados, no mais, pontuarei passagens do mercado em sua maioria muito mais divertidas do que comprometedoras.

 

Espero que gostem.

 

Saudações

 

Waldir Kiel Junior

ps. Conto com a contribuição de vocês não só no complemento de alguns casos como também no envio de passagens que tenham conhecimento e ou participado.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

4 thoughts on “Histórias do Império

  1. Boa Waldir…. Sempre bom saber como era o mercado financeiro na época, espero que em breve lance o seu livro, pois tenho certeza que são muitas histórias vividas. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *