Aviso Semanal – 14

semanal

A semana: A semana se inicia como terminou a anterior com o mundo a beira de mais um ataque de nervos e imputação de culpas por todos os lados como é próprio do mercado todas as vezes que movimentos se alastram por todas as praças financeiras.
Os americanos e demais associados tentam imputar a culpa na China, a China por sua vez culpa a desregularão e especuladores do mercado e os demais Brics pela queda no preço das commodities, aumento da cotação do dólar perante suas moedas.
Fato inegável é que esses movimentos nos remetem a uma reflexão que já deveria estar posta a muito tempo, de que os governos e bancos centrais esgotaram seus modelos econômicos e suas políticas monetárias.
Com a intensa globalização os instrumentos praticados por alguns países dominantes no cenário econômico ora favorecem um lado, um bloco ou alguns poucos países em detrimento dos desfavorecimento de outros, com o agravante de estarem sempre conduzidos pelo lado financeiro e não real das economias.
Não por outra razão que o FED ficou a deriva em sua pretensão de subir a taxa de juros em curto prazo.

Juros: O movimento das últimas semanas no mercado internacional e os custos fiscais dos juros altos não suporta mais uma taxa de juros do tamanho da brasileira. Mais cedo ou mais tarde essa política de juros altos será revista. O movimento irá sugerir aumentos, mas a razão é queda. Assim melhor momento que investir nessa distorção enquanto ela ainda permanece.
Expectativa para a semana é de aumento puxado pelos movimentos globais pra queda no encerramento.

Câmbio: A maior razão de a economia americana estar sendo arrastada para a crise global e a supervalorização do dólar frente às demais moedas. Desta forma não faz sentido apostas contra uma moeda que já ultrapassou os limites de política de desvalorização como o Real.
A racionalidade deve trazer a cotação para um nível mais razoável assim como já se iniciou o movimento do dollar índex e no Euro.
Expectativa para a semana: R$ 3,47/3,52 por dólar

Bolsa de Valores: Antes de comentar sobre a Bovespa queria me desculpar pelo fato de mesmo estar com previsão de forte realização nas bolsas americanas não ter levando em conta e incrementado nas projeções anteriores semanais de nossa bolsa.
Essa forte correção nas bolsas mundo afora trouxeram uma oportunidade muito atrativa para formar carteiras no Brasil, já estamos muito além do que deveria ser descontado.
Expectativa para a semana: 45.500/46.500

“Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.” Platão
*As opiniões aqui contidas são pessoais e não representam recomendação de compra ou venda de ativos financeiros. Desta forma, os autores estão isentos de quaisquer responsabilidades sobre as decisões de investimentos tomadas por seus leitores.
O Aviso em Dois tem como finalidade a troca de ideias, informações e conhecimentos técnicos com os leitores e participantes do mercado financeiro.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *