Aviso Semanal – 12

semanal

A semana: A semana que passou foi marcada por alta volatilidade nos mercados globais e no local.
O que os mercados estão começando a se dar conta é da excessiva valorização do dólar perante outras moedas.
O dólar em breve irá recuar no mundo todo já que virtude da valorização já estar afetando negativamente a economia americana, os últimos resultados das empresas lá já estão demonstrando isso. IBM, Verizon, Yahoo, United Technologies e até mesmo a Apple vieram com resultados muito abaixo das expectativas e usaram como argumento a valorização do dólar.
Convém lembrar que uma das ferramentas usadas pelos EUA par sair da crise de 2008 foi o a desvalorização do dólar. Basta lembrarmos-nos da chamada Guerra Cambial aonde os emergentes iam para o G 20 reclamar disso. Nesta época aqui estávamos próximos de R$ 1,60

Juros: A Ata do Copom divulgada na última quinta feira veio a confirmar que o aumento da taxa para 14,25% tem grande probabilidade de ser de fato o aumento derradeiro do ajuste nas taxas.
Os últimos índices de inflação continuam arrefecendo e o Banco central aposta firma que 2016 estaremos bem próximos do centro da meta de 4,5% no ano.
Expectativa para a semana é de fechamento em toda a curva.

Câmbio: Na semana passada o BC anunciou um aumento desnecessário na oferta de swaps. Desnecessário porque o próprio mercado internacional irá fazer o ajuste e em breve ele terá que retomar a diminuição para segurar as cotações.
Expectativa para a semana: R$ 3,38/3,43 por dólar

Bolsa de Valores: Insistindo que o principal elemento do ajuste feito pela nova equipe econômica é o cambial. Este ajuste irá propiciar uma retomada da economia brasileira muito mais rápida que a maioria dos analistas e agentes está prevendo.
Alguns indicadores em breve irão confirmar essa minha opinião e como a Bovespa anda com os preços muito deprimidos irá retomar uma tendência de alta mais constante em breve.
Acredito também que o preço das commodities não irão se sustentar tão baixos por muito mais tempo.
Expectativa para a semana: 50.200/51.200

Ilustração. Bovespa em dólares

USD Bovespa

“Cada adversidade, cada fracasso, cada dor de cabeça carrega consigo a semente de um benefício igual ou maior.” Napoleon Hill

 

*As opiniões aqui contidas são pessoais e não representam recomendação de compra ou venda de ativos financeiros. Desta forma, os autores estão isentos de quaisquer responsabilidades sobre as decisões de investimentos tomadas por seus leitores.

About

Economista e Palestrante. CEO do Portal Aviso em Dois e do Projeto Arrisque

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *