Wassily Kandinsky

kandinsky

Esta em exposição no Centro Cultural Banco do Brasil 153 de S. Paulo obras e objetos de Wassily Kandinsky, seus contemporâneos e de artistas que o influenciaram. Kandinsky é considerado o pai da pintura abstrata.

A arte abstrata é geralmente entendida como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta. Gosto da explicação de que esse tipo de pintura surge virada do século 19 para o 20 num contexto de muitas guerras, principalmente da unificação da Itália e da Alemanha e guerra como a Itália e o império otomano.  É a consolidação do capitalismo através das armas. E o abstracionismo surge para fugir da realidade. O sonho, o delírio, o mundo confuso penso que está retratado nesse gênero de pintura. Sem duvida Kandinsky é quem melhor reflete esse momento.

Como artista fundou a Bauhaus, que foi uma importante escola de design.

Como apresentar o Kandinsky ao leitor. Fui buscar na enciclopédia digital do MAC sua biografia que segue logo abaixo.

Nasceu em 1866, em Moscou, na Rússia. Sua primeira vontade foi ser músico. Entretanto, formou-se em direito e economia política na Universidade de Moscou. Aos 30 anos, encantado com um quadro de Monet, abandonou a carreira jurídica. Em 1900, em Munique, formou-se pela Academia Real.

Seus primeiros trabalhos exprimiam a musicalidade e o folclore russo. Em Paris, onde viveu por um ano, Kandinsky entusiasmou-se pelas artes aplicadas e gráficas, bem como pelo estilo de pintura dos fauvistas. Em 1908, voltou a Munique. Publicou o ensaio Do Espiritual na Arte , em 1911, onde tratou a manifestação artística como expressão de uma necessidade interior. Em 1912, publicou o almanaque Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul), nome de um quadro e do primeiro grupo expressionista, cuja vertente é mais lírica do que dramática, em relação ao grupo expressionista Die Brücke.

Voltou à Rússia durante a Primeira Guerra, onde permaneceu até 1921. Acompanhou a Revolução Socialista e como membro do Comissariado para a Cultura Popular fundou vários museus. Reorganizou a Academia de Belas Artes de Moscou. Foi também professor da Bauhaus a partir de 1922. Escreveu Ponto e Linha sobre o Plano onde reflete sobre os elementos da linguagem plástica e suas correlações, colocando os problemas da abstração.

Tornou-se cidadão alemão em 1928. Em 1933, a Bauhaus foi fechada pelos nazistas e, em 1937, seus quadros foram confiscados. Em 1939, fugiu para a França, onde naturalizou-se. Morreu em Neuilly-sur-Seine, na França em 1944.

wassily-kandinsky_33635

CCBB SÃO PAULO – de 21 de julho a 28 de setembro

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – (11) 3113-3651/36523

Horário: quarta a segunda, das 9h às 21 horas.  As visitas precisam ser agendadas

About

Jornalista cultural, tendo trabalhado nos principais veículos midiáticos nacionais e, durante 15 anos, chefiou a pauta e reportagem do programa Metrópolis da TV Cultura

View all posts by

One thought on “Wassily Kandinsky

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *