Petróleo e magias

oil-refinery-ii-1524603-1280x960

Afinal, por que devo me preocupar com o preço do petróleo?

Vou responder de forma direta: porque afeta sua poupança, seu emprego e a política do país.

O petróleo é o principal dentre os ativos que chamamos de commodities. Mas quais são as características comuns das commodities?

Commodities são matérias-primas, com baixo grau de diferenciação entre elas, produzidos ou extraídos na natureza.

Estas matérias-primas globais respondem diretamente a lei da oferta e procura mundial, ou seja, sobem de preço quando a procura mundial é maior do que a oferta mundial, e vice versa. Portanto, quando estudamos estes ativos temos que olhar o mundo e não somente no Brasil.

Voltando ao petróleo, no dia 24/09/2010 o ex-presidente Lula fez um discurso eufórico na Bolsa sobre o futuro da Petrobrás (veja o link abaixo). Naquela data o preço do barril tipo brent, já estava em declínio USD 77,00, e a Petrobras assumia um compromisso de retornar USD 8,5 por barril para 5 bilhões de barris a serem explorados no pré-sal.

A ideia na época era que o Barril se mantivesse acima de USD 80,00 permitindo os investimentos e o retorno de USD 8,50 por barril. O preço voltou a subir novamente em 2011, 2012 e 2013. Mas com a oferta maior de petróleo, devido à exploração do gás de xisto nos EUA, o preço entrou em franco declínio a partir de 2014, e hoje está abaixo de USD 55,00.

Que mudança, não?! Qual é a lição que fica neste exemplo? Quando referimos as commodities temos que ser cautelosos para traçar o futuro, sempre com a pulga atrás da orelha. Commodities reagem rapidamente a mudanças de oferta e demanda, e prever o futuro nestes casos é muito mais um ato de magia do que qualquer outra coisa!

Link do discurso

 

About

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *