Fatos e realidades

1209643_32610068

Vamos falar de upgrades/downgrades!

A agência Moody´s fez um estudo para mensurar os impactos no mercado acionário de países que sofreram downgrades.

O estudo apurou os 25 downgrades que ocorreram entre 1983 a 2009, em países desenvolvidos e emergentes, e os impactos nos seus respectivos mercados acionários.

A tabela do estudo mostra o percentual de retorno obtido acima ou abaixo da média do mercado, 12 meses antes, e nos 12 meses posteriores ao evento.

Tabela Moodys

Conclusões:

Como esperado o mercado “eleva” ou “rebaixa” um país primeiro, a precificação é antecipada ao anúncio efetivo da agência.

O mais interessante é que posteriormente o evento, o comportamento do downgrade ou upgrade nos 12 meses posteriores é bem similar (vale lembrar do que ocorreu após o grau de investimento no Brasil).

Há outro estudo que mostra que os chamados “outlooks” (perspectiva) trazem mais volatilidade, do que efetivamente a mudança de nota (o mercado mais uma vez saindo na frente na precificação).

Em breve farei um post comentando um pouco das “Fallens Angels”, as empresas que perderam o grau de investimento, mas que se tornam um investimento muito promissor.

About

Economista e mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP, MBA em Gestão Financeira, Investimentos e Mercado de Capitais pela FGV. É também palestrante e Professor de Economia e Finanças

View all posts by

One thought on “Fatos e realidades

  1. Bandidos de colarinho branco , todas essas agências rebaixam os países no meio do mercado em funcionamento ABSURDO , a standard & poor’s fez isso hoje , ao meu ver ela tem que ser rebaixada , Brasil explodindo , Bolsa passando dos 50.000 pontos e de repente saí o Downgrade destruindo com a bolsa em segundos , tudo pau mandado , aonde esta a CVM nessas horas ? Enchendo o saco de AAi , Abraços !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *